passagens
151 páginas
Formato: E-Book
Idioma: Português
Edição 2021
Eslavos de Lucena é um livro fotográfico sob o olhar poético de Evandro Martin que nos revelam cores, texturas, formas, planos e que compõem em nosso imaginário, paisagens e cenários da atmosfera que narra a história dos Eslavos de Lucena. Itaiópolis - antiga Colônia Lucena: cidade centenária localizada na região sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, caracteriza-se pela singularidade herdada da colonização eslava. Poloneses e ucranianos contribuíram com suas expressões, costumes e fazeres. Saberes que marcam a descendência dessa imigração.
Colônia Lucena era o pedaço de chão onde se fixaram alguns dos imigrantes Poloneses e Ucranianos que aportaram no Brasil no final do século XIX. Hoje é chamada de Itaiópolis. Seus moradores guardam hábitos, tradições e histórias que vivificam, no presente, o passado nas comunidades de Alto Paraguaçu e Iracema. Eles funcionam como mediadores e intérpretes da consciência e da memória coletivas, armazenadas em pequenas histórias que têm a força daquelas sementesque, mesmo depois de muito tempo mantêm intactas a capacidade de germinar. É lá que encontramos as profundas marcas do modo de vida eslava, é onde podemos viajar como num sonho lúcido e vislumbrar no cotidiano um tempo outro, distinto do tempo presente. Um tempo do imaginário narrativo. A obra de Evandro Martin, se configura como um verdadeiro manifesto cultural.
Para propalar sua mensagem, se vale da poesia da arte fotográfica, de uma maneira sutil e atual, mesclando formas e naturezas, mas retratando essências, construindo imagens que fundem fragmentos da paisagem regional com artefatos e fazeres humanos densamente marcados pela cultura local. As imagens transmitem, nesse amálgama de matérias e percepções, a carga das tradições com tanto zelo guardadas pelos descendentes ucranianos e poloneses da antiga Colônia Lucena. Especificidades e delicadezas estão sempre presentes nas formas e nos detalhes, de maneira que além dos sentimentos e sensações, instigam novos conhecimentos e aprendizados sobre esse universo tão particular.
No todo, se trata de um especial registro dos imigrantes eslavos, da paradigmática Colônia Lucena, e do patrimônio cultural de Itaiópolis. Assim, as imagens transmitem mais do que o repertório cultural dos poloneses e ucranianos do norte catarinense: ao destacar a característica sinuosidade formal e o preciosismo dos pormenores, forma um testemunho importante, quase vivo, mágico, desse especial mosaico da nacionalidade brasileira. É uma obra que merece ser divulgada, já se antevendo duas funções principais: por um lado, servir de instrumento para aumentar a autoestima dos portadores das tradições eslavas em todo o mundo; por outro, divulgar para o conjunto da população, as maravilhas do denso universo cultural criado por imigrantes ucranianos e poloneses no interior do Brasil.